Altered Beast é um Jogo Ruim?

 

Apenas Nostalgia?

Altered Beast, é um jogo Arcade Beat 'em up, desenvolvido e publicado pela SEGA em 1988. Cujo desenvolvimento foi encabeçado por Makoto Uchida, que teve em Altered Beast, seu primeiro projeto como líder de uma equipe de desenvolvimento. Sendo um game que, apesar de muitos falarem que ficou famoso apenas por vir junto com o Mega Drive. Foi, na verdade,  um sucesso nos Arcade, sendo portado para inúmeras plataformas.

O Jogo

O enredo do jogo é de uma imensa simplicidade, o que parece ruim aos olhos de uns, e nem tanto assim aos olhos de outros. Cuja premissa base, consiste em que Neff, uma divindade demoníaca e governante do submundo, captura a Deusa Athena. Então, irritado, o próprio Zeus, senhor do Olimpo, e pai da Athena. Decide escolher um campeão para salvá-la. e então, respeitando a bravura dos Centuriões Romanos, Zeus ressuscita um deles, e o entrega poderes, para que ele seja o seu campeão. E desça aos mais profundos níveis do submundo, para resgatar a deusa.... Cuja cena de literalmente se erguer da tumba, se dá assim que o jogo se inicia.... sob uma das frases mais icônicas da história dos games.

RISE FROM YOUR GRAVE!!!

A game play em si, é bem simples, sendo um clássico beat 'em up de rolagem lateral, com alguns elementos de plataforma. Possuindo 5 níveis ambientados na Grecia Antiga, povoada por toda a sorte de criaturas estranhas que você puder imaginar. Que podem ser enfrentadas por até dois jogadores simultâneos. Que vão observar, após cada vez que sobrepujarem o Neff transformado em alguma criatura medonha... Pequenas cut scenes, mostrando os perigos corridos por Athena.

Os comandos não poderiam ser mais simples, onde podemos socar, chutar, e pular. E a cada vez que o jogador abater um lobo branco de duas cabeças, haverá um power-up. Inclusive, sendo o power up, outra das muito marcantes falas do jogo. E com 3 deles, o personagem se transforma em um poderoso ser bestial. Com suas habilidades muito aumentadas, para enfrentar Neff até o fim da fase.

As bestas incluem, além do lendário lobo que ilustra a capa, e sua versão dourada... Também um dragão, um urso, e um tigre. Sendo que cada besta oferece uma nova gameplay, e habilidades únicas. Sendo que no porte de Famicom, houve uma grande licença criativa, e também podemos nos transformar em leão, tubarão, e numa fênix.

Na versão original de arcade, os créditos finais revelam que todo o jogo era uma encenação, e não uma batalha entre criaturas mágicas. Tudo não passava de um ator, fazendo um papel de herói, e enfrentando dublês, enquanto os efeitos especiais entregavam as transformações e habilidades mágicas.

O Que Tem de Diferente?

Este título apresenta um estilo de jogo beat em up, eternizado por jogos importantes como Kung Fu Master. Caracterizado por uma tela sem movimento de profundidade. Diferente de jogos com alta profundidade linear, com certa liberdade de movimentação. Como por exemplo Double Dragon, que é um estilo que veio para redefinir o gênero.

Sendo Altered Beast, um dos últimos grandes jogos a conseguir sua popularidade... mesmo com um estilo de jogo, que estava ficando pra trás aos poucos. Apresentando, além de grandes sprites, e vozes extremamente marcantes, para toda uma geração... Uma singularidade única, que o diferenciava completamente de qualquer experiência de jogo em seu estilo, e me refiro as transformações.

As transformações de Altered Beast, marcarem visualmente, por seu efeito em tela. Apresentavam uma variação incrível na game play. Como se cada fase fosse um novo jogo... Hoje, muito se tenta diminuir este clássico, sem levar em consideração a sua proposta de jogo. Esta, completamente atingida... principalmente pra quem é fã do estilo Arcade.

Este arquivo estará em frequente atualização, e você pode ver a review em vídeo clicando AQUI. Te apresento um conteúdo de games, avesso ao internetês de sempre, onde o jogo é o que realmente importa. 

Inscreva-se no Pior Canal do Mundo.

Fontes:
Console Wars 26 outubro de 1989 p. 144.



Postar um comentário

0 Comentários