Columns - O Tetris do Mega Drive?


A Tal "Cópia de Tetris"...

Columns é um jogo de quebra-cabeça criado por Jay Geertsen em 1989. Cujos direitos foram vendidos para a Sega em 1990, que logo trouxe o jogo para seu Arcade Sega System, com seu sucesso o jogo logo seria lançado para inúmeras plataformas.

Columns é frequentemente visto como a resposta da Sega ao Tetris, e também frequentemente dito como uma cópia do mesmo, embora sua jogabilidade de combinação de peças seja basicamente a mesma coisa que o jogo Same Game, e não Tetris. Aqui no Brasil, Columns é conhecido como Shapes and Columns, porque a Avon já havia registrado um produto com o mesmo nome... É cara... Avon.


Columns no "Mega Drive Com Café".



No Mega Drive

Columns teria seu porte para Mega Drive oficialmente lançado em 30 de junho de 1990, versão frequentemente presente em cartuchos multijogos em lançamentos posteriores.

Columns apresenta blocos coloridos com um visual agradável caindo. Esse movimento sim, similar ao Tetris, onde o objetivo é tentar se manter no jogo, enquanto estas colunas caem do topo da tela, umas sobre as outras, e caso elas se empilhem até tocar o topo da tela, o jogador perdeu. Em suma, o sucesso é determinado pela colocação estratégica das colunas, e poder de adaptação visual... Já que à medida que o jogo avança, a taxa de queda das colunas aumenta, até tornar-se impiedosa.

Tela de Entrada no Mega Drive.

No que Difere A Jogabilidade?

Em Columns, cada coluna é composta por três joias coloridas empilhadas umas sobre as outras. Se três ou mais joias da mesma cor estiverem alinhadas horizontalmente, verticalmente ou diagonalmente, as joias serão destruídas e quaisquer joias colocadas acima cairão. Ao contrário de Tetris, cuja gameplay depende apenas de gravidade, e atenção ao aumento de velocidade e variação de peças... Em Columns a gravidade é enfrentada com uma jogabilidade orientada por combos.

Sendo que combos repetidos gerarão uma "Jóia Mágica" (na grande maioria das versões do jogo), que quando ao colidir com uma jóia normal eliminará todas as jóias desta mesma cor presentes na tela. 

Muitas versões domésticas do jogo permitem que os gráficos sejam alterados, principalmente no Master System e Game Gear.


Valeu a Pena?

Bom... Columns é o tipo de jogo naquele estilo viciante, e normalmente ouço as pessoas dizendo que não é o tipo de jogo que devia estar em um console, mesmo que seja bom. E sim em um portátil... Imagino o que eles pensariam sobre o quanto um gabinete Arcade de Columns seria portátil, já que o jogo existiu nos caseiros, devido ao sucesso da máquina citada. Você percebe os problemas do anacronismo?

Talvez este título nunca tivesse saído da obscuridade, se a Sega não tivesse intervido na situação, adquirindo os direitos sobre o jogo. Dando a ele tudo que reconhecemos visualmente, e o visual do jogo é bem marcante. Tal qual todo este conceito Greco Romano, que deu a personalidade e charme ao jogo.

Além, é claro, de todo o trabalho sonoro, que aliado ao visual fazem Columns entregar uma experiência divertida e desafiadora, que reconta muito sobre sua época, e o legado deste tipo de jogo na indústria.

Sim... É um grande jogo! Sempre foi, e sempre será...


Altos Combos de Pedrinhas...

Este arquivo estará em frequente atualização.

Trazendo um conteúdo sobre Retro Games, sempre avesso ao internetês cansativo de cada dia... Aqui não temos qualidade, mas o jogo é o que realmente importa!

Siga o Pior Canal do Mundo 👈 


Postar um comentário

0 Comentários