Samurai Shodown RPG - A Espera Eterna

 

O tal RPG de Samurai Shodown.


Shinsetsu Samurai Spirits Bushidō Retsuden, ou como costumamos chamar no ocidente, Samurai Shodown RPG, é um jogo de RPG (lógico) Lançado atrasadamente em 27 de junho de 1997 para o sistema Neo Geo CD da SNK... que reconta os eventos de Samurai Shodown em uma perspectiva diferente, além de passar por Samurai Shodown II com mais detalhes. E devido ao momento de declínio financeiro da SNK, foi portado PlayStation, e no mês seguinte para o Sega Saturn o que não era intenção inicial.

Samurai Shodown RPG no "Neo Geo Com Café".


O Jogo.

O basicão do jogo é muito parecida com a maioria dos RPGs que você já deve ter jogado. Onde os personagens percorrem um mundo, entram em cidades e masmorras, conversam com personagens, e entram em batalhas, que ocorrem em uma tela separada. As opções do menu, como de praxe, permitem equipar armaduras e acessórios e itens. 

Começamos podendo escolher entre seis personagens para ser o personagem "principal", e ao longo do jogo, dois outros personagens também podem se juntar ao grupo (a não ser que você tenha escolhido o Genjuro, que só ganha um parceiro na segunda história... você sabe como é o Genjuro...). Além disso, o segundo capítulo apresenta um novo personagem, Shippuu no Reon.

Aqui todos os personagens dos dois primeiros Samurai Shodown aparecem, seja como ajudante temporário, parte do enredo, ou inimigo.

O interessante é que o combate inclui uma opção para inserir manualmente os movimentos do joystick, como nos jogos de arcade, em vez de simplesmente selecionar os movimentos de uma lista. O que apesar de fugir do conceito base de um RPG de turnos, é incrível que exista desta forma.

As armaduras e acessórios podem ser comprados e equipados, mas cada personagem tem a mesma arma ao longo do jogo, Assim é Samurai Shodown certo? Mas os personagens podem visitar ferreiros para temperar e fortalecer suas armas. Sendo que também se pode infundir as armas com elementos do jogo, que podem tornar as armas mais eficazes contra certos inimigos.

Shippuu no Reon.

Como Foi na Época?

A história de desenvolvimento do tal "Samurai Shodown RPG" foi algo muito popular desde os primeiros rumores. Já que seu desenvolvimento foi anunciado desde meados de 1995, com muito frisson da mídia especializada, e expectativa do público. Sendo que o jogo sofreu muitos atrasos no processo em si, só sendo lançado no Japão em 1997. Para contrariar os muitos rumores de que não havia um jogo pronto de fato, e que ele nunca seria lançado.

Sendo que o lançamento ocidental, mais especificamente nos EUA foi planejado para o terceiro trimestre de 1997, e como sabemos...  infelizmente nunca aconteceu.

Como originalmente previsto, e já anunciado... o jogo seria dividido em três episódios, sendo um para cada um dos três jogos da série. Claro, exclusivo para o Neo Geo CD, mas a cada vez mais próxima quebra financeira, e pressão dos investidores na equipe de desenvolvimento, fizeram com que a SNK também o liberasse para os outros dois sistemas concorrentes, como já citado. 


Jogabilidade, Gráficos, e Som.


A percepção visual é a dos clássicos RPGs de SNES e Mega Drive, naquela perspectiva aérea. feitos de uma perspectiva aérea? É assim que este jogo se parece. E apesar de ter passado por economia no desenvolvimento, e sabermos que o NEO GEO podia entregar mais que isso. O jogo é muito bonito, com cenas bem animadas e detalhadas, tudo bem reconhecível, e agradável.

Já a jogabilidade um si, é muito semelhante à série Final Fantasy, o que é uma vantagem por familiaridade de gameplay, Onde as cenas de batalha, também trazem esta familiaridade. E como já citado... Com um sistema onde você pode realizar movimentos especiais que apareceram nos jogos de luta, tirando esta surpresa, tudo corre dentro da normalidade. 

Uma normalidade com excelentes faixas de música, quer dizer... você imagina que uma obra com o peso artístico trazido na franquia Samurai, não pode ter um trabalho sonoro abaixo do belíssimo certo? Música, efeitos sonoros, etc. Tudo tem aquela qualidade já conhecida. E claro, com as dublagens dos jogos de luta da série aqui inclusas.

Combate Padrão.

Valeu a pena?


Cara... Samurai Shodown RPG é um ótimo jogo. Combinando os personagens populares da série de jogos de luta Samurai Shodown com elementos de RPG únicos e eficazes. E Samurai sempre trouxe personagens carismáticos e interessantes, na mesma medida que se encontrava pouco, ou nenhum material extra disponível.

Deixando os fãs da SNK chupando dedo, enquanto os fãs da Capcom tinham desde cuecas do Blanka, até a capa do Bison pra usar como cortina no banheiro, tudo devidamente licenciado.

De maneira que mesmo sofrendo com a existência oficial deste Samurai Shodown RPG apenas em Japonês, valeu a pena cada minuto sofrido com traduções inacabadas e defeituosas, só pra poder imergir um pouco mais no incrível mundo de Samurai Shodown... 

Uma gigantesca franquia da SNK, e falo de qualidade e carisma... uma das melhores da história dos games. 

E escrevo isso sem hesitar nem por um segundo.

Espero tradução oficinal antes de ser Avô...


Este arquivo estará em frequente atualização.

Trazendo um conteúdo sobre Retro Games, sempre avesso ao internetês cansativo de cada dia... Aqui não temos qualidade, mas o jogo é o que realmente importa!

Siga o Pior Canal do Mundo 👈



Postar um comentário

0 Comentários