Taekwon-Do - Uma Pérola do SNES



E Chegou o TaeKwon-Do

Taekwon-Do é um game de luta 2D para Super Nintendo, que tenta capturar um tom realista de luta de torneio de Taekwondo, ao mesmo tempo que apresenta fortes elementos e jogabilidade familiar a um jogo de luta comum, na movimentação base. 

Este título Foi desenvolvido e publicado pela Human Entertainment, sendo lançado no Japão para Super Famicom, em 28 de junho de 1994, e na Coreia do Sul, para o Hyundai Super Comboy, dois dias antes.

O jogo é completamente baseado no Taekwondo real, usando técnicas e regras de torneio reais, da época em que o jogo foi lançado. Exceto em eventos fora de competição. Ao todo, existem 19 lutadores diferentes, todos com suas próprias estatísticas e movimentos especiais, e os jogadores também podem criar seu próprio personagem com habilidades únicas, o que é realmente sensacional.

Taekwon-Do no "Super Nintendo Com Café".


O Enredo 

Bom... Basicamente o jogo nos imerge na realidade da Arte Marcial como esporte, nos torneios e coisas acerca dos torneios. E sobre os personagens, apesar do jogo oferecer 19 personagens ao todo, e mais a possibilidade de criar um. Existem 8 personagens que podem ser considerados protagonistas, que são os primeiros personagens selecionáveis no modo História, e no manual de instruções, constam ilustrações e histórias de fundo para cada um deles:

Lee: 25 anos, do Taekwondo Dojang e seus hobbies incluem ir ao cinema e ao parque aquático, além de ensinar para crianças. E há rumores de que ele é o lutador mais próximo de se tornar o novo olímpico no esporte. Sendo o personagem equilibrado do jogo.. Ele usa um Dobok branco com detalhes pretos, e tem cabelos castanhos, e uma bandana branca amarrada em sua cabeça. Ele é personagem retratado na capa, e também o treinador nos tutoriais do jogo.

Evitar: 20 anos, Um estudante universitário, que tem como hobbies, jogar tênis e skying. Considerado um talento absurdo, e uma espécie de gênio natural do Taekwondo, sendo famoso como lutador desde muito garoto. Mas que passou por um acidente, que o deixou muito tempo sem poder treinar, o tornando ansioso sobre sua capacidade como lutador. E é muito interessante como isso reflete no jogo, pois suas estatísticas são todas muito altas, exceto sua resistência, a mais baixa entre os lutadores. Ele usa um uniforme verde e preto e tem cabelos castanho-avermelhados com franja.

Kai: 23 anos, Um funcionário em academia, cujo hobbie é musculação. Ele é uma promessa como estrela de Taekwondo de pegada e estilo agressivo, que enfatizou o aspecto de construção de força e explosão física em seu treinamento, aprimorando seu corpo todos os dias. Sendo então o personagem mais forte, e com boa resistência. Utilizando seu poder para compensar sua menor velocidade e técnica, o que significa que seus ataques podem ser lentos, mas devastadores. E veste um dobok vermelho e preto com uma bandana em torno de sua cabeça. Talvez o mais fácil de identificar visualmente.

Sho: 18 anos, ainda é estudante do ensino médio. Um garoto de personalidade descontraída, conhecido por vagar por aí, o que aqui chamamos de vadiagem. No entanto, ele tem um grande interesse pela música e gostaria de se tornar um músico depois de se aposentar dos esportes, secretamente esperando poder ser um cantor. Sho usa um dobok Amarelo e Preto e usa um rabo de cavalo. Na arte do jogo, ele é retratado fumando e vestindo uma jaqueta de couro, jeans, óculos de sol e placas de identificação. Ele é conhecido por ter um estilo mais chamativo, e me refiro a chamar atenção do público. Sendo é um personagem do tipo pirotécnico, com  muitos saltos e movimentos plásticos.

Yagami: 20 anos, é um estudante que adora jogar Mahjong, pelo qual ele é muito apaixonado, o que chamamos aqui de viciado. Seu grande desejo era ser aceito em uma certa universidade. Yagami usa um dobok laranja e preto, e modela seu cabelo castanho em franjas caindo nas laterais do rosto. No livreto, ele é retratado como ruivo, carregando sua mochila escolar e vestindo uma roupa descontraída. Yagami é um personagem do tipo habilidoso, o que significa que ele tem mais movimentos extra.


Ichijyo: 26 anos, o mais velho dos personagens principais. que trabalha como bancário, embora seu hobby seja programação de computadores. Ichijyo é uma pessoa meticulosa, e estratégica, que considera que o poder vem da estabilidade. Ele está feliz por estar seguro e protegido, mesmo que alguns pensem nele como um simplório. Ele usa um dobok Branco e Preto e tem cabelos castanhos. Na arte do livreto, ele é retratado como de olhos azuis, usando óculos e vestindo um terno de negócios enquanto fala ao telefone celular. Ichijyo é mais um personagem do tipo equilibrado.

Duyile: Um estudante universitário de 22 anos de Okinawa cujo hobby é ler. É o grande azarão, sempre desafiando os prognósticos, e vencendo lutadores favoritos. O que o tornou ele a estrela de Taekwondo do momento. Duyile usa um dobok Azul e Preto e alisa seu cabelo para trás com uma franja na frente. Duyile é o primeiro lutador do tipo "Defesa" do jogo e, portanto seus atributos de defesa são seu destaque.

Kyoji: Aos 16 anos, ele é o lutador mais jovem do jogo e ainda é um colegial, tendo como hobbie andar de bicicleta. Parece que Kyoji foi suspenso no passado por excesso de contato, talvez insinuando sua impulsividade e pavio curto, pois ele é retratado de braços cruzados e com uma carranca impaciente no jogo. Ele é um dos lutadores mais rápidos do mundo, com movimentos que se aproximam de 150 km em velocidade. Kyoji é o primeiro personagem do tipo "Velocidade" do jogo e, como tal, depende de seu movimento rápido e ataques rápidos para compensar sua falta de poder de impacto.



Jogabilidade, Gráficos, e Som.

A verdade é que entre tantos jogos tentando ser o próximo Street Fighter, nenhum se compara a este brilhante jogo do SNES, que arriscou uma  completa mudança, na forma como os jogos de luta estavam começando a ficar engessados naquela época. Principalmente os originais para consoles caseiros... Basicamente um sopro de ar fresco no mercado, que infelizmente não foi lançado oficialmente fora da Ásia.

Na parte Gráfica, há uma quantidade realmente muito boa de detalhes e cores. e as animações são suaves. Tanto no fundo quanto para os personagens, é tudo muito fluido. Os lutadores são semelhantes sim, e acredito que esse é o trabalho mais difícil, afinal... São todos atletas da mesma modalidade, uniformizados. Mas cada personagem tem detalhes caprichosamente individuais. Os golpes e chutes também são incrivelmente autênticos e muito bem desenhados e passam uma excelente sensação de impacto.

Na parte Sonora, as musicas e sons se encaixam muito bem no jogo, dando realmente um ritmo à partida. A música antes das lutas, é daquele tipo que pode te anima com uma certa tensão, e a música durante as batalhas não tem variação, mas é um ritmo de muita intensidade... Não dá pra enjoar da música.

Já os efeitos sonoros, são alguns dos melhores do console. Quando você encaixa bem um golpe, o som entrega a maior parte da sensação de impacto. E é realmente incrível ouvir o quanto os oponentes estão sendo machucados... ou o quanto eles machucam você. Além de respeitáveis efeitos de voz, de forma que até a multidão soa bem para sua geração.

Valeu a pena?

A verdade é Taekwon-Do é um jogo de luta como poucos... e não houve, há, ou talvez nunca vá haver algo parecido sobre a arte marcial. O jogo faz um trabalho impressionante retratando torneios da Arte Marcial, e sparring em um jogo, especialmente para a época. De maneira imersiva, fluida, e contundente. Um título extremamente desafiador, mas com aqueles desafios que te fazem querer vencer... E cada vitória é extremamente recompensadora.

O fato de que este título entrega uma quebra de perspectiva, no desafio final, transformando-se num jogo de luta tradicional... Sem regras, e com barras de vida, são a cereja no topo do bolo do enredo simples, mas imersivo.

Eis uma pérola escondida na biblioteca do console, que qualquer apaixonado por games devia conhecer.


O Pau Vai Comer Solto...


Este arquivo estará em frequente atualização.

Trazendo um conteúdo sobre Retro Games, sempre avesso ao internetês cansativo de cada dia... Aqui não temos qualidade, mas o jogo é o que realmente importa!

Siga o Pior Canal do Mundo 👈

Postar um comentário

0 Comentários